Nos últimos anos, temos presenciado uma verdadeira evolução do mercado automotivo, que vem impactando diretamente no presente e no futuro do Seguro Auto. A tecnologia não está só mudando a forma como dirigimos, mas também como protegemos nossos veículos.
À frente das mudanças, estão principalmente a digitalização e a automação, que proporcionam ferramentas e soluções que simplificam os processos e abrem caminhos para a personalização e eficiência.
As inovações no seguro auto vão desde o uso de Inteligência Artificial (IA) na análise de riscos, até a implementação de sistemas de telemática para o monitoramento em tempo real.
Isso, somado às novas tendências do Seguro Auto, promete tornar o produto ainda mais confiável, ágil e adaptável às necessidades dos clientes.
Tecnologia no Seguro Auto: o que já podemos observar na área?
O mercado do seguro automotivo vem se transformando e se qualificando nos últimos anos, tornando-se mais eficiente, graças à digitalização dos processos, e mais personalizado, em razão do uso da Inteligência Artificial para criação de apólices sob medida ao segurado.
As seguradoras estão adotando tecnologias digitais e plataformas online, como marketplaces, para facilitar a venda e a comparação de seguros, e estão buscando, cada vez mais, melhorar a experiência do cliente, tornando o atendimento mais rápido, com processos de reivindicação simplificados e um suporte mais qualificado às suas demandas.
Enquanto isso, nos veículos, painéis digitais estão sendo integrados com sistemas de segurança avançados; sensores estão sendo utilizados para detectar obstáculos, pedestres e outros veículos, reduzindo o risco de acidentes; e tecnologias de assistência ao motorista estão ajudando a reduzir a frequência e gravidade dos acidentes. E tudo isso está impactando o mercado de seguros.
Muitas seguradoras já estão adaptando suas ofertas ao novo cenário, às novas tecnologias emergentes em veículos, criando, por exemplo, sistemas avançados de assistência ao motorista e conectividade veicular. Este é um ponto que já está sendo observado e que terá fortes transformações no futuro.
E quanto ao Futuro, o que mais podemos esperar?
A telemática deverá se tornar o elemento-chave do futuro do Seguro Auto, já que as seguradoras já estão utilizando os dados, em tempo real, para monitorar a condução dos motoristas, oferecendo a eles seguros mais personalizados e baseados no seu desempenho.
Dessa forma, não será necessário criar uma apólice baseada em possíveis riscos. A personalização, adaptada às necessidades individuais dos motoristas, será uma realidade, o que poderá, inclusive, baratear a contratação do produto.
Daqui para frente, a cibersegurança deverá ter destaque, já que é cada vez maior o avanço da conectividade e dos veículos autônomos. Logo, as seguradoras poderão oferecer coberturas especializadas para proteção das ameaças cibernéticas.
Por meio da automação e da IA, os processos de sinistros devem evoluir, e as seguradoras terão a possibilidade de simplificar as reivindicações para melhorar a experiência do cliente.
No futuro, produtos voltados para sustentabilidade e veículos elétricos também devem se tornar comuns, com coberturas para baterias e infraestruturas de carregamento. Isso também estimulará o desenvolvimento de seguros que promovam a adoção de veículos ecologicamente corretos.
Tanto para os corretores, quanto para os clientes, vale a pena ficar atento à ascensão tecnológica que, com certeza, impactará ainda mais no mercado automotivo e, consequentemente, no mercado de seguros, trazendo mais eficiência, personalização e praticidade aos usuários.
Fique sempre atento às tendências promissoras para o futuro do Seguro Auto!
Na Investseg, estamos comprometidos em impulsionar a sua segurança nesse mercado em expansão. Junte-se a nós e conquiste a tranquilidade tão desejada!
Dúvidas?!? Nos chame pelo whatsapp!