A contratação do Seguro Residencial tem sido uma decisão cada vez mais comum entre os proprietários de imóveis. Afinal, não basta ter um bom lugar para morar. É necessário estar precavido para manter os bens protegidos contra qualquer imprevisto.
Por mais cuidadosos que sejam os moradores, um imprevisto pode acontecer quando menos se espera. Uma situação que pode colocar a família em risco, que pode levar à perda de bens e, principalmente, comprometer a renda familiar.
A dúvida que muitos têm é: mas o que cobre o seguro residencial? O que precisa para acionar o seguro residencial? E aqui, neste texto, vamos trazer estas informações e mostrar por que essa modalidade de seguro é um ótimo investimento.
Quais os motivos para poder acionar o Seguro Residencial?
Quando falamos em seguro residencial, logo pensamos nas coberturas básicas, no amparo em casos como roubo, furto e incêndios. Mas, assim como o seguro automóvel, o seguro de residência conta com uma série de assistências interessantes, que podem ser escolhidas no momento da contratação.
Da mesma forma, também é possível personalizar o seguro de acordo com a necessidade do imóvel, protegendo-o de intempéries climáticas comuns na região. Nos Estados do Sul do País, por exemplo, há grande incidência de vendavais e é possível, nesse caso, contratar um seguro com cobertura específica para este tipo de sinistro.
Ok, mas quantas vezes posso acionar o Seguro Residencial?
Não há limite de acionamento no seguro residencial, mas limite de indenização. Por exemplo, se ocorrerem dois sinistros numa mesma casa, no mesmo ano, como um incêndio e a queda de um raio, o seguro cobrirá os dois acionamentos, até o limite da cobertura, estipulado no momento da contratação.
É difícil, no entanto, zerar a cobertura – a não ser que o segurado seja extremamente azarado e que o imóvel passe por várias situações imprevistas. Os danos causados ao imóvel geralmente estão dentro do estipulado na contratação.
5 situações que podem ser cobertas pelo Seguro Residencial
Agora vamos à prática. Vamos te mostrar cinco situações onde faz toda a diferença contar com um seguro residencial.
Incêndios
Presente na chamada cobertura básica, a cobertura em caso de incêndio ampara o proprietário se a casa for danificada pelo fogo, fumaça ou explosão, seja por conta de um acidente iniciado dentro da própria residência ou na casa do vizinho, em razão de um descuido, de um curto-circuito ou mesmo pela queda de um raio. Até mesmo os danos causados pela explosão de uma panela de pressão são amparados nessa cobertura.
Danos elétricos
Diante da constante queda de raios no País, é extremamente importante contar com essa cobertura, que garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos se eles queimarem em razão da queda de raios ou por conta da oscilação de energia.
Roubo e furto de bens
Essa cobertura ampara tudo o que for levado ou danificado pelos assaltantes. Mas, para acionar o seguro, é necessário que haja vestígios de arrombamento no imóvel. Com a invasão comprovada, é preciso realizar uma relação dos bens que foram levados, encaminhando toda a documentação à seguradora.
Danos a terceiros
Por meio da cobertura Responsabilidade Civil Familiar, é possível ter amparo no caso de danos a terceiros. Por exemplo: quando acontece um vazamento do seu imóvel no vizinho, quando seu filho quebra a janela da casa ao lado, ou quando uma visita se machuca na sua residência.
Manutenção geral
Lembra que falamos da possibilidade de contar com assistências, para além de toda a proteção e segurança ao lar? Ao aderir à manutenção geral da casa, o segurado conta com serviços de hidráulica, elétrica, limpeza de caixa d’água ou calhas, troca de lâmpadas e mais uma série de serviços.
Se você quer saber mais sobre o Seguro Residencial, contate a equipe da Investseg.
Clique aqui e nos chame agora pelo whats!