Por mais importante que seja, o seguro de vida ainda é um tabu na sociedade. Muitas famílias optam por não avaliar a possibilidade de contratar o produto, já que envolve discussões em torno da invalidez e da morte.
O fato é que o seguro de vida é uma proteção para toda a família, capaz de mitigar os efeitos financeiros que podem vir a ser desencadeados em razão da morte ou mesmo da invalidez do segurado, que muitas vezes é o responsável por prover a família.
Para entender a importância do processo de aquisição de um seguro de vida, especialmente para o planejamento financeiro, nós elaboramos este texto. Te convidamos a conferir!
O que é e quais os benefícios do seguro de vida?
O seguro de vida oferece proteção ao segurado e à sua família, garantindo que, em situações imprevistas e difíceis, todos estejam amparados.
De forma simples, o titular tem a possibilidade de escolher o melhor seguro de vida, optando pelas coberturas que mais se adaptam às suas necessidades e aos riscos que enfrenta no dia a dia.
Muitos acreditam que há apenas proteções básicas, como morte acidental ou natural, mas este produto também traz proteção em vida para o segurado, como em casos de doença grave ou de invalidez, por exemplo.
O segurado realiza o pagamento do prêmio e pode contar com o benefício financeiro que a seguradora fornece, caso algo lhe aconteça durante o período ativo da apólice.
Muitos também não sabem, mas há diferentes tipos de seguro de vida, como o individual, direcionado apenas ao titular; o familiar, que estende a cobertura para cônjuge, filho e outros familiares; o resgatável, em que o titular pode escolher um período pelo qual vai pagar pelo seguro de vida e, acabando esse prazo, pode recolher o valor que pagou ao longo dos anos; e o seguro de vida em grupo, geralmente contratado por empresas.
E como o seguro de vida favorece o planejamento financeiro?
Planejar-se financeiramente envolve se precaver diante de emergências ou de problemas que podem gerar gastos elevados. E nesse sentido, o seguro de vida se torna um grande aliado.
Como dissemos anteriormente, quando há a contratação de um seguro, a seguradora é obrigada a pagar uma indenização caso ocorra um risco coberto pelo contrato. Entre as coberturas disponíveis estão o falecimento do segurado, invalidez permanente por acidente, assistência funeral e o pagamento de diárias hospitalares e internações.
Para você entender a importância do produto: na invalidez permanente, o segurado fica incapacitado de trabalhar e, por isso, deixa de ter acesso à sua renda recorrente. Mas com o seguro, ele pode receber a indenização na forma de renda mensal ou em pagamento único.
No caso do falecimento do titular, a família terá o apoio financeiro necessário para se restabelecer, sem depender de terceiros.
O seguro de vida oferece suporte financeiro à família para cobrir despesas cotidianas, como hipotecas, educação e cuidados médicos; e o valor pode ser aplicado para quitar dívidas pendentes, como empréstimos e financiamentos, evitando que os encargos recaiam sobre a família, no caso do falecimento do segurado.
Além disso, alguns tipos de apólices acumulam o valor em dinheiro ao longo da vida, servindo como um fundo de investimento que pode ser acessado na aposentadoria.
No caso das empresas, o seguro de vida pode ser utilizado para proteger os parceiros do negócio, garantindo a continuidade da organização no caso da morte de um sócio.
Vale lembrar que o seguro de vida também traz vantagens fiscais, como a isenção de impostos sobre o valor da indenização por morte. Isso implica que o montante recebido pelos beneficiários geralmente não está sujeito à tributação.
Conte com a Investseg
Escolher o melhor seguro de vida requer uma análise das necessidades financeiras da família, bem como dos seus objetivos pessoais, levando em conta fatores como prazo, cobertura e opções de investimentos.
Para encontrar a apólice que atenda às suas expectativas, conte com a Investseg.