Para muitas empresas, é imprescindível que seus colaboradores realizem viagens, sejam nacionais ou internacionais. Por vezes, é difícil precisar quantos deslocamentos serão necessários em um ano, mas as viagens precisam fazer parte do planejamento financeiro da organização.
O que também precisa – ou deveria – fazer parte do planejamento é a contratação de um seguro viagem corporativo, capaz de proteger o viajante de imprevistos que possam acontecer, caso de problemas de saúde, e ainda garantir que a empresa não tenha gastos exorbitantes em casos de emergências.
E você, sabe a importância do seguro viagem corporativo? Fique conosco que vamos te explicar.
O que é e como funciona o Seguro Viagem Corporativo?
Específico para viagens a trabalho, em que toda a estadia e gastos são cobertos pela empresa, o seguro viagem corporativo protege o funcionário de diversos imprevistos que possam acontecer, desde a perda de bagagem até emergências médicas.
Sabendo que a responsabilidade pelo viajante e pelos procedimentos é da empresa, muitos gestores já têm a prática de contratar o seguro viagem corporativo como uma forma de trazer tranquilidade tanto para a organização quanto para o colaborador.
Dentro do seguro viagem corporativo, há três principais modalidades. A primeira, seguro por banco de dias, é o formato mais buscado pelos gestores que querem ter controle sobre a quantidade de usos por viagem. Assim, a empresa contrata um número de coberturas por ano e os dias são abatidos conforme a utilização do funcionário.
Outra modalidade é o seguro customizado, que também é anual e baseia-se nas informações que a seguradora recolhe. Dessa forma, o contratante tem um plano adequado às suas necessidades, com melhores preços.
Existe, ainda, o seguro pago pelo uso, onde o pagamento acontece depois de o seguro ser utilizado e conforme a quantidade de dias indicados no certificado.
Coberturas do Seguro Viagem Corporativo
As coberturas presentes no seguro podem variar de acordo com o plano e com a necessidade da empresa. No entanto, há proteções bastante utilizadas e, logo, comuns.
Uma delas é a cobertura de equipamentos, que pode cobrir danos, perda ou roubo de equipamentos que são geralmente utilizados pelo colaborador, como notebooks e HDs, além de equipamentos maiores e mais valiosos que o funcionário tenha que levar.
Há cobertura para acidentes, onde o colaborador tem proteção por atos violentos, em desastres naturais ou no transporte público, além de amparo no caso de roubos, despesas odontológicas, médicas, farmacêuticas e hospitalares. Esta cobertura também cobre gastos relacionados à morte acidental e invalidez parcial ou total durante a viagem.
A cobertura para bagagem perdida ou extraviada garante a indenização no caso de roubo, destruição, furto, dano ou extravio de bagagem, desde que o fato seja comprovado, conforme determinará o contrato do seguro.
Existe, ainda, a cobertura para inconvenientes, que traz o amparo necessário contra interrupção, atraso ou cancelamento da viagem, perda ou roubo de bagagem, atraso em voo e perda de conexão.
O seguro pode contar, também, com a cobertura para transporte e hospedagem, que traz proteção nos casos de repatriação ou remoção médica, prolongamento de estadia e repartição funerária, além de cobertura de translado de acompanhante em caso de longa hospitalização, com hospedagem e volta do acompanhante.
Vantagens do Seguro Viagem Corporativo
A empresa que contrata um seguro viagem corporativo está investindo na segurança dos seus funcionários. Eles, por consequência, se sentem valorizados ao saberem que estão se deslocando com toda a assistência necessária em caso de imprevistos.
Para a empresa, outra vantagem é a economia: não há a necessidade de gastos extras, casos imprevistos aconteçam, e a organização ainda pode contratar este tipo de seguro com valores mais atrativos, especialmente em quantidades maiores.
Significa, portanto, que ter um seguro viagem para os colaboradores aprimora o controle financeiro, sendo um ponto importante para melhorar a gestão de viagens e otimizar a gestão financeira do negócio.
Ficou interessado?
Entre em contato com a Investseg e confira qual modalidade do
Seguro Viagem Corporativo se adapta melhor ao seu negócio.