Para muitas pessoas, morar de aluguel é uma realidade: seja por necessidade, pela impossibilidade de adquirir um imóvel, seja pela flexibilidade de residir onde quiser, de acordo com as necessidades e possibilidades financeiras.
E é exatamente por viver de aluguel que muitos inquilinos não cogitam ou questionam se há a necessidade de adquirir um seguro residencial para casas de aluguel. Afinal, se o imóvel não lhes pertence, por que investir neste produto?
Da mesma forma, muitos investidores têm comprado imóveis para alugar. E como trata-se de um negócio, também questionam se é necessário proteger a residência já que ela tem essa finalidade.
E a resposta, para ambos os casos, é “SIM”.
Vale a pena ter um seguro residencial, seja para proteger o investimento imobiliário, no caso dos proprietários, seja para proteger os pertences, no caso dos inquilinos. Siga a leitura e entenda o porquê?
Contratar Seguro Residencial para Casas de Aluguel: é obrigatório ou necessário?
Para começar, o seguro residencial oferece diferentes coberturas para a residência, protegendo-a contra diversos sinistros, como incêndios, roubos e danos causados por desastres naturais.
Quando há a contração do seguro, o segurado paga uma parcela regularmente à seguradora e, em troca, ela se compromete a indenizá-lo caso ocorra algum evento coberto em contrato.
O principal objetivo deste produto é garantir a proteção financeira ao segurado, para que ele não arque sozinho com os prejuízos.
De forma geral, não há a obrigatoriedade legal para que os inquilinos contratem um seguro residencial. A Lei do Inquilinato encarrega o proprietário da responsabilidade de pagar o seguro do imóvel alugado, mas também deixa a cargo contratual essa decisão.
Significa que, caso esteja estipulado no contrato, o proprietário pode transferir a taxa para o inquilino, assim como acontece com outras despesas, como o IPTU e a taxa condominial.
No entanto, mesmo que o proprietário não pague pelo seguro e mesmo que o contrato de aluguel não exija a contratação, vale a pena adquirir essa proteção, em razão das vantagens que oferece – algo que abordaremos a seguir.
Por que investir no Seguro Residencial?
Para o proprietário, é válido contar com o seguro em um imóvel alugado já que ele garante proteção contra incêndios, raios e explosões, danos elétricos e internos – questões que, na maioria das vezes, não são de responsabilidade do inquilino.
O seguro residencial costuma ter um ótimo custo-benefício e ainda pode conter, caso a cobertura seja contratada, assistência para problemas com a rede elétrica, encanamento e outros imprevistos que, mais uma vez, quando acontecem, são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Quando o inquilino resolve, ele acaba tendo direito a desconto no valor do aluguel.
Agora, se você é inquilino, vale a contratação por alguns motivos: primeiro que você certamente têm pertences de valor, como móveis e eletrodomésticos. Logo, no caso de um incêndio, de roubo ou furto, ou mesmo de um desastre natural, esses pertencentes podem ser danificados ou até mesmo perdidos. Com o seguro, você tem a reposição ou reparação dos itens.
Acidentes acontecem e, por vezes, um sinistro pode causar danos significativos ao imóvel em que você está. Em uma situação como essa, o seguro residencial pode cobrir os custos de reparação ou de reconstrução, evitando que você tenha que pagar pelos prejuízos.
É possível também contratar a responsabilidade civil familiar, cobertura que garante indenização à vítima por danos que venham a ser causados pelo segurado, seus dependentes ou cônjuge. Isso também vale para empregados da casa ou pessoas que vivem no mesmo ambiente.
Por exemplo: seu filho estava jogando bola e quebrou o vidro da janela do vizinho. Você tem um cachorro, ele escapou e mordeu o vizinho. São questões hipotéticas, mas que podem ter a proteção do seguro. A cobertura é válida tanto para danos físicos quanto materiais.
E agora, como devo proceder?
Se você é proprietário ou inquilino e quer ter tranquilidade e segurança financeira, faça uma cotação online de seguro residencial na Investseg ou entre em contato com a equipe e saiba qual melhor tipo de seguro residencial se encaixa nas suas necessidades.