Você já ouviu falar em seguro de proteção de renda? Essa modalidade de seguro oferece proteção financeira aos profissionais autônomos e liberais em casos de acidentes que impeçam o exercício do trabalho.
O seguro de renda também é conhecido como seguro de incapacidade temporária, seguro de renda protegida, seguro de renda familiar ou seguro garantia de renda, e tem a finalidade de indenizar os segurados (ou seus dependentes) em casos de doença, invalidez ou morte.
Se você é profissional autônomo ou liberal e quer se proteger, mantendo seu planejamento financeiro em dia, mesmo em caso de acidentes, acompanhe este texto até o final.
Como funciona o seguro de renda?
Criado para garantir a renda de profissionais que não são segurados pelo INSS, o seguro de renda protegida está atrelado ao seguro de vida. A diferença é que, ao contratar a proteção de renda, o segurado pode receber a Diária de Incapacidade Temporária (DIT).
A DIT é a indenização paga por cada dia parado, sendo que o valor e o tempo de cobertura variam de acordo com o plano contratado, com a seguradora escolhida e com a renda declarada no momento da contratação.
Também é possível incluir ao seguro indenizações por invalidez permanente total ou parcial, causada por acidente, e o pagamento de valores para os beneficiários, em caso de morte por acidente.
Com vigência anual, o seguro de renda protegida geralmente possui renovação automática, havendo reenquadramento do valor do benefício, assim como da mensalidade, de acordo com a faixa etária.
Quando um sinistro ocorre, o contratante deve entrar em contato com a seguradora para solicitar a indenização e deve, também, encaminhar a documentação comprobatória.
Quais as vantagens de um seguro de renda?
O principal benefício de ter um seguro de renda é a garantia da estabilidade financeira. Caso você fique impossibilitado de trabalhar, não verá sua renda cair e nem ficará sem remuneração.
Mesmo que o planejamento financeiro exista, por vezes não estamos preparados para gastos significativos. E se não há qualquer proteção de renda, torna-se impossível blindar o patrimônio e garantir segurança e tranquilidade à família.
O seguro de renda atende às demandas dos profissionais liberais e autônomos, que não contribuem com o INSS e, por isso, não têm direito ao auxílio-doença. Essa segurança acaba trazendo tranquilidade para o exercício das rotinas diárias.
Qualquer pessoa pode contratar o seguro de renda protegida?
A contratação do seguro pode ser feita a partir do CPF ou do CNPJ, ou seja, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, caso de empreendedores, podem buscar a contratação do seguro.
Para contratação, é necessário ter entre 16 e 65 anos, ter renda comprovada e estar trabalhando ou atuando ativamente, para que seja possível indicar uma fonte de renda à instituição que realizará a venda do seguro.
Onde contratar o seguro de renda?
Ficou interessado em contratar o seguro de renda?
Entre em contato com a Investseg e tire suas dúvidas sobre as condições, quais os trâmites são necessários seguir e qual o melhor plano atende às suas necessidades.