Sabia que, em meio às diversas opções de seguros existentes, existe uma modalidade que protege o segurado quando ele realiza empréstimos e financiamentos? Trata-se do seguro prestamista.
Esse tipo de seguro atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas e, embora não seja muito conhecido, tem grande importância por oferecer segurança ao segurado que, por algum motivo, ficou com dificuldades financeiras e não conseguirá cumprir com o pagamento dos valores que contratou.
Fica com a gente que vamos te explicar exatamente o que é e o funcionamento do seguro prestamista.
O que é Seguro Prestamista?
Como adiantamos na abertura, esse tipo de seguro protege o devedor em relação ao pagamento de alguma dívida, diante de situações inesperadas que o colocam em uma condição financeira delicada. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que perderam o emprego.
Trata-se, portanto, de uma modalidade diferenciada, que, ao invés de cobrir um bem, garante a proteção da capacidade de pagamento de um devedor por determinado período.
O termo prestamista está exatamente relacionado às prestações. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode contar com essa modalidade de seguro quando realiza financiamentos, parcelas em cartões de crédito, compra de bens parcelados e empréstimos pessoais.
Cada apólice determina as situações cobertas para o segurado, como veremos a seguir.
Qual a cobertura do Seguro Prestamista?
As coberturas do seguro prestamista variam de acordo com o contrato assinado. Lembrando que, nesta modalidade, o valor da apólice deve ser superior ao das dívidas do segurado.
Entre as coberturas, temos a destinada ao desemprego involuntário, válida para quem trabalha em regime CLT e é demitido sem justa causa. Para comprovar o quadro, é necessário apresentar à seguradora documentos relativos à demissão.
Há também a cobertura por incapacidade física total ou temporária, que pode ser acionada nos casos de doença ou acidente, que impeçam o segurado de realizar alguma atividade. Neste caso, laudos médicos e demais documentos devem ser apresentados.
A cobertura para invalidez permanente por acidente é bastante importante para quem precisa deixar de trabalhar em razão de um acidente sério. Laudos médicos e demais documentos são exigidos para comprovar a situação.
Há, ainda, a cobertura para morte do segurado, que permite que os familiares acionem o seguro prestamista para o pagamento das dívidas. Assim, nenhuma dívida é herdada. Para acionar o seguro, é necessário apresentar o atestado de óbito.
Entenda o funcionamento e saiba como contratar o Seguro Prestamista
Como o seguro prestamista está atrelado à dívida originada por um empréstimo, financiamento ou consórcio, muitas vezes a oferta desta modalidade ocorre no momento da aquisição do crédito, podendo ser ofertada, por exemplo, pela própria instituição financeira.
No entanto, não é necessário fazer essa contratação imediatamente e na instituição financeira. O seguro pode ser contratado em uma seguradora de confiança, a exemplo da Investseg, que poderá explicar de forma detalhada as condições gerais do seguro.
Quanto ao valor da apólice, isso será definido pelo segurado, que escolherá ter a quantia total ou parcial da sua dívida quitada pelo seguro, no caso de algum imprevisto.
Para fechar, é importante lembrar que o seguro prestamista pode ser acionado a qualquer momento, desde que um sinistro ocorra e enquanto estiver em vigência o prazo da apólice. Basta que o segurado ou um dos seus familiares acione a seguradora responsável.
Geralmente, o seguro tem sua vigência ligada à vigência do contrato de empréstimo ou financiamento, então, vale observar essa questão no momento da contratação.
Proteja suas finanças com o Seguro Prestamista!
Saiba como funciona, as coberturas disponíveis e contrate com a Investseg.
Não deixe dívidas te prejudicarem. Agende uma consulta hoje mesmo!