Administrar uma empresa é uma tarefa extremamente complexa. Em meio à elaboração de estratégias de venda e de captação de clientes, diante do desafio de assumir os riscos do mercado, é necessário pensar e se preocupar com diversos aspectos, desde a segurança dos dados até a proteção do patrimônio.
Esse processo, que é árduo para qualquer negócio, pode ser ainda mais difícil para pequenos empreendedores que, mais do que ninguém, precisam de tranquilidade e segurança para conseguirem se manter e, principalmente, crescer.
Numa pequena empresa, a proteção contra riscos é mais do que necessária, já que qualquer impacto financeiro pode abalar ou acabar com o negócio. E neste sentido, contar com um seguro empresarial para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) torna-se essencial, já que é uma forma extra e eficaz de proteção, como veremos a seguir.
Saiba o que é e quais as principais coberturas do seguro empresarial
O seguro empresarial nasceu com o intuito de proteger empresas contra perdas financeiras que venham a ocorrer em razão de eventos inesperados. Aqui, podemos citar desde roubos até incêndios e fenômenos da natureza.
Com um único seguro, o segurado pode proteger a empresa contra diversos tipos de riscos, assegurando uma proteção abrangente ao patrimônio, que geralmente inclui móveis, equipamentos, máquinas e veículos.
Entre os principais diferenciais do seguro empresarial está o atendimento a empresas de todos os tipos, independentemente do porte, e a personalização das coberturas, já que o empresário pode escolher vários tipos de seguro em uma apólice personalizada, que atenda às suas necessidades.
Existem vários tipos de seguro disponíveis para o meio empresarial, sendo que, entre os mais comuns, estão o seguro de propriedade, que protege os imóveis e os equipamentos; de responsabilidade civil, que oferece proteção contra reivindicações de terceiros por danos e lesões; o seguro de interrupção de negócios, que cobre perdas resultantes de interrupções nas operações; e o seguro de saúde, voltado à saúde e bem-estar dos colaboradores.
E por que contratar um seguro empresarial?
Uma das principais funções do seguro empresarial é garantir a proteção do patrimônio da empresa, permitindo que, mesmo diante de qualquer imprevisto ou perda, a equipe e os gestores possam se reerguer e se recuperar. Mas esse produto vai além.
Como acidentes com clientes ou funcionários podem acontecer a qualquer momento, um seguro de responsabilidade civil pode proteger as empresas de reivindicações de terceiros por danos materiais ou corporais ocorridos no local de trabalho ou em virtude de suas atividades. Essa cobertura é essencial e evita que a empresa enfrente processos caros e desgastantes.
Para proteger os funcionários, é possível incluir coberturas como o seguro saúde, seguro contra acidentes de trabalho e o seguro de vida, que também contam como uma vantagem ofertada pela empresa, que passa a ser vista com bons olhos pelos melhores profissionais. Isso não apenas atrai, mas retém talentos.
E, claro, o seguro empresarial é extremamente importante para que os negócios possam ter continuidade. Interrupções, seja por acidentes, falhas operacionais ou desastres naturais, podem ser devastadoras para pequenas e médias empresas. Logo, contar com uma cobertura que garanta proteção contra a perda de receita, durante períodos como este, faz toda a diferença.
Convencido de contratar um seguro?
A gestão de um pequeno negócio envolve riscos constantes, e estar preparado para enfrentá-los é fundamental para o sucesso a longo prazo. O seguro empresarial oferece a proteção necessária para que os empreendedores possam se concentrar no crescimento e na inovação, sabendo que, em caso de imprevistos, sua empresa está resguardada.
Então agora é a hora de avaliar as necessidades do seu negócio e buscar uma seguradora de confiança, que possa te ajudar neste processo.
Na Investseg, estamos aqui para garantir que você tenha a tranquilidade e a segurança necessárias para focar no que realmente importa: o sucesso do seu negócio. Possuímos uma ampla experiência e credibilidade no mercado, atuando em todo o território nacional.