O agronegócio brasileiro vem crescendo de forma impressionante nos últimos anos, tornando-se referência em tecnologia, inovação e sustentabilidade na agricultura.
Para se ter uma ideia deste crescimento, estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a safra 2023/2024 quebrará recordes, ultrapassando 300 milhões de toneladas.
Mas, claro, como qualquer outro ramo, o agronegócio também está sujeito a intempéries, sejam climáticas – como a probabilidade de um El Niño severo – quanto econômicas.
Não à toa, temos acompanhado o crescimento da procura pelo seguro agrícola, que garante proteção contra eventos climáticos.
Motivos que levam o Seguro Agrícola a crescer
De acordo com a Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), em 2022 o mercado de seguro agrícola cresceu 30%, com R$ 6,3 bilhões pagos em apólices. Para este ano, a estimativa é que o crescimento ocorra nos mesmos patamares.
O seguro agrícola, para quem não sabe, protege a lavoura contra estragos que possam ser ocasionados por fenômenos naturais, a exemplo de chuvas, granizo, ciclone, secas e outros eventos climáticos dos quais não temos controle.
Ter um seguro agrícola traz uma série de benefícios aos produtores rurais, como a possibilidade de recuperação do negócio em um tempo muito menor, em caso de perdas decorrentes de mudanças climáticas. Estima-se que o produtor leva anos para se recuperar de um tombo na produção, isso quando é realmente capaz de manter o seu negócio.
Com a plantação segurada, o produtor consegue reaver a maior parte do valor investido poucos dias depois da constatação do prejuízo, o que possibilita que retome suas atividades.
Além da proteção, justifica o aumento na procura o fato de que, hoje, os planos de seguros abrangem uma grande diversidade de culturas, e não há burocracia para a sua contratação. Pequenos, médios e grandes produtores podem se beneficiar dessa modalidade de seguro.
Somado a estes pontos, está o fato de que o seguro agrícola acompanha o calendário ano-safra, o que significa que a proteção é garantida do plantio à colheita.
E lembra que falamos em sustentabilidade no início do texto? O número de produtores que investe em rotação de culturas e sistemas integrados têm colaborado para o desenvolvimento de apólices sustentáveis e cada vez mais personalizadas, o que também faz aumentar a sua procura.
Sustentabilidade é um dos temas centrais quando falamos em agronegócio. E exatamente por isso, produtores, cooperativas e empresas buscam soluções para que a produção evolua ao máximo, com poucos recursos e com foco na preservação do meio ambiente.
As seguradoras, por sua vez, atentas a estas mudanças, trabalham para que as apólices possam refletir essa mesma tendência, estimulando e valorizando as boas práticas de manejo.
Mas o que significa ter Sustentabilidade no Campo?
Para o produtor rural, significa associar o seu trabalho a técnicas sustentáveis que promovam a preservação da natureza, sem comprometer a produtividade.
A sustentabilidade rural, como também é chamada, utiliza práticas de preservação ambiental para as atividades diárias, além da adoção de novas tecnologias e métodos sustentáveis.
O principal objetivo da agricultura sustentável é atender às necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras. E para isso, busca-se integrar três objetivos no trabalho no campo: um ambiente saudável, a rentabilidade econômica e a equidade social e econômica.
Para desenvolver uma cultura de sustentabilidade, pode-se aplicar ações como:
- a diminuição do uso de adubos químicos;
- utilizar técnicas que evitem a poluição do ar, do solo e da água;
- optar pelo uso de sistemas de captação da água das chuvas para irrigação;
- cortar o uso de pesticidas;
- utilizar fontes de energia limpa; e
- evitar o desmatamento de florestas para ampliação de áreas agrícolas.
Muitos dos problemas ocorridos na agricultura podem ser controlados por meio de práticas sustentáveis de produção agrícola, como estas que acabamos de citar. Já outros problemas que fogem do controle dos produtores rurais, como as intempéries climáticas, podem estar sob proteção do seguro agrícola – que, neste caso, pode trazer vantagens ao produtor que aposta em práticas sustentáveis. Vale a pena conferir.
Proteja seu legado no campo! Descubra os benefícios do seguro agrícola e garanta a segurança de sua produção contra imprevistos climáticos.
O mercado está crescendo, e você não pode ficar de fora dessa proteção. Invista na sustentabilidade e assegure seu futuro enquanto preserva o meio ambiente.
Conheça planos flexíveis, sem burocracia, adaptados a todas as culturas. Seja parte do movimento por uma agricultura mais resiliente e sustentável.
Clique aqui, fale conosco e descubra como plantar com confiança! 🌱🛡️