Responsável por suprir as demandas alimentares da população, o agronegócio é um setor essencial para a economia mundial. Porém, assim como em qualquer mercado, os produtores rurais também enfrentam desafios que, muitas vezes, podem comprometer a sua produção e rentabilidade.
Diante deste cenário, o seguro agrícola surge como um aliado do pequeno ao grande agricultor, como uma ferramenta importante de proteção agrícola, que visa mitigar os riscos e impulsionar o desenvolvimento do setor.
O que é, na verdade, o seguro agrícola?
O seguro agrícola oferece proteção ao produtor rural contra perdas decorrentes de riscos climáticos e adversidades que afetam as lavouras. Aqui, podemos citar as chuvas excessivas, incêndio, queda de raio, ventos fortes ou frios, granizo, seca, geada, variações bruscas de temperatura e inundação.
Como cada seguradora oferece serviços distintos, é válido conversar com o corretor para tirar todas as dúvidas e saber qual a melhor opção que se adapta à sua necessidade.
De forma geral, o seguro contempla todo o ciclo de produção. No entanto, os detalhes de como funcionará podem variar de acordo com o tipo de cultivo e das coberturas contratadas, o que deve estar bem claro no momento da contratação e da assinatura da apólice.
E por que este produto é essencial para a sustentabilidade da agricultura?
Especialmente nos últimos anos, temos acompanhado uma maior frequência de desastres naturais em todo o mundo. Cada país e região econômica têm buscado, claro, se prevenir e mitigar os efeitos.
A gestão destes riscos acabou tornando-se uma necessidade para diversos setores, e para a agricultura, que está mais exposta às adversidades, não é diferente. Uma produção, quando protegida, garante a permanência do produtor no seu ramo, de famílias nas áreas rurais, além da disponibilidade de alimentos.
Um seguro agrícola oferece aquilo que o produtor mais precisa, que é proteção financeira para poder trabalhar e para poder contornar as perdas, caso fenômenos naturais ou outras adversidades aconteçam. É a segurança que os agricultores têm de se reerguer em meio a grandes prejuízos.
Além disso, este produto contribui para o desenvolvimento de um agronegócio mais sustentável, já que os agricultores passam a ser encorajados a investir em tecnologias e métodos de cultivo mais resilientes, visto que têm a garantia de uma possível compensação de perdas.
Outro aspecto importante, e que precisa ser mencionado, é que o seguro agrícola impulsiona o acesso ao crédito rural. Quem tem uma apólice possui mais chances de obter financiamento, uma vez que a segurança financeira proporcionada pelo produto é considerada uma garantia adicional, seja pelos bancos ou instituições financeiras. E com mais acesso a recursos financeiros, há um crescimento no campo.
Com proteção financeira, recursos financeiros disponíveis e mais tecnologia no campo, não há como o produtor rural não crescer e, com isso, alavancar o mercado.
Vale lembrar que, ao garantir a recuperação de prejuízos causados por eventos imprevisíveis, o seguro também diminui as flutuações nos preços dos produtos agrícolas, garantindo estabilidade nas operações comerciais.
Com um enorme potencial para revolucionar o agronegócio, o seguro agrícola é a proteção que o produtor precisa para se dedicar à sua atividade com segurança, produzindo cada vez mais, com mais tecnologias e práticas sustentáveis.
Para saber mais, entre em contato com um dos corretores da Investseg.