Embarcar em uma viagem, seja a lazer ou a trabalho, é sempre uma grande experiência. É a oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, diferentes culturas e sabores.
No entanto, em meio à essa aventura, podem ocorrer imprevistos, não só ligados ao deslocamento, à perda de bagagem e ao cancelamento de voo, mas também relacionados à saúde.
Para amenizar possíveis problemas, especialmente em outros países, é fundamental contar com um seguro viagem, que garante o pagamento de indenização ao segurado caso algum incidente aconteça e esteja previsto na apólice.
Quem contrata o seguro viagem deve também se dedicar a conhecer o produto que está adquirindo, quais são seus direitos e deveres, exatamente para evitar dores de cabeça no meio do caminho.
Por exemplo: você sabe como funciona o reembolso e a cobertura direta? Sabe qual dos dois precisa acionar? Se a resposta for negativa, fique conosco que vamos te explicar.
Reembolso e Cobertura Direta: o que significam?
Digamos que você está curtindo a viagem, decidiu ir à piscina do hotel e acabou sofrendo um acidente. Você ou o seu acompanhante precisam entrar em contato com a seguradora, informar o local que estão, o número do voucher e outros dados para saber como proceder.
Nestes casos, geralmente a seguradora indica para qual hospital você deve ir, havendo, neste caso, a cobertura direta da assistência médica, sem que haja a necessidade de desembolso dos valores.
No entanto, caso a situação tenha sido mais grave e configure como uma emergência, não dando tempo de entrar em contato com a seguradora, você pode ser direcionado ao hospital mais próximo, realizar o atendimento, pagar pelas despesas e guardar os recibos, notas e laudos, para depois solicitar o reembolso à seguradora.
E esse é apenas um exemplo. No reembolso, se você precisar comprar itens de higiene pessoal devido ao atraso do voo ou mesmo ter que se hospedar em um local alternativo, em razão do cancelamento da viagem, é possível fazer o pagamento dos serviços e depois solicitar o recebimento dos valores pagos, desde que estes estejam cobertos pelo seguro.
Para isso, é necessário guardar todos os documentos e notas originais das despesas, serviços e itens eventualmente adquiridos. Todo esse material será analisado pela seguradora, que leva cerca de 30 dias para processar o pedido de reembolso.
Mas e qual a melhor opção no Seguro Viagem: solicitar Reembolso ou ter a Cobertura Direta?
Para o segurado que quer viajar com tranquilidade, sem ter que estar desembolsando valores para o pagamento de serviços, especialmente de assistência à saúde, que são altos, a cobertura direta é a melhor opção.
O viajante entra em contato com a seguradora e é direcionado à rede de atendimento credenciada, sem ter que pagar por nada.
É a seguradora que faz a cobertura dos custos do atendimento, dentro dos limites contratuais. A única desvantagem, nesse caso, é ter que obedecer ao local indicado, salvo em casos de emergência.
Há segurados que preferem escolher onde serão atendidos e, com isso, fazem o pagamento das despesas no momento do atendimento. A inconveniência, neste caso, é a burocracia e o tempo que se leva para reaver os valores.
É necessário guardar todos os comprovantes das despesas e do atendimento e solicitar o reembolso à seguradora, que será realizado, também, dentro dos limites estabelecidos em contrato.
Vale observar, no momento da contratação, se a seguradora escolhida trabalha com a modalidade de reembolso e como ele pode ser acionado.
Contratação
Se você está pensando em viajar, escolha uma seguradora de confiança e verifique as condições do seguro viagem.
Na Investseg você conta com corretores experientes, que podem sanar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o melhor produto.