A procura pelo seguro de vida vem aumentando, ano após ano, no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o segmento de seguros de vida cresceu 17,88% em 2022, se comparado ao ano de 2021, devido, principalmente, ao impacto causado pela pandemia de covid-19.
As consequências deixadas pela doença levaram a população a se sentir desamparada e a investir nos benefícios do seguro de vida.
Essa modalidade de seguro, para quem ainda não conhece, é um contrato de serviço, firmado entre o beneficiário e a seguradora, que garante indenização – baseada nas coberturas escolhidas – aos segurados definidos em apólice.
O seguro de vida funciona como uma espécie de fundo, onde o titular paga uma quantia mensal, semestral ou única, que garante o pagamento da indenização aos beneficiários ou dependentes legais do titular caso ocorra um sinistro e haja previsão em contrato.
Casos de morte, invalidez permanente, doença grave, internação ou incapacidade temporária são alguns tipos de cobertura do seguro de vida.
Para que serve o seguro de vida?
A contratação do seguro de vida é uma forma de garantir a segurança financeira da família, especialmente quando uma única pessoa é responsável por grande parte da renda familiar.
Não sabemos o que pode acontecer hoje ou amanhã e, por isso, é tão importante contar com uma proteção. Dependendo da cobertura, o titular ou o beneficiário, afastado do trabalho por até um ano, pode garantir uma renda diária, chamada de Diária por Incapacidade Temporária (DIT).
Em casos de acidente de trânsito ou do diagnóstico de uma doença grave, o seguro pode oferecer cobertura contra despesas médicas, incluindo cirurgias, internação e o próprio tratamento.
Em caso de falecimento, esse tipo de seguro ainda arca com as despesas do velório, enterro ou internação, além de gastos com o inventário. Ou seja, há uma série de motivos para contratar um seguro de vida.
Vantagens e desvantagens do seguro de vida
Vale recapitular que o seguro de vida traz proteção financeira à família e ao segurado; garante a cobertura no caso de doenças graves e o reembolso de despesas médico-hospitalares; além de custear despesas funerárias. Mas não é só isso.
O seguro de vida pode ter um valor baixíssimo, dependendo do prazo, do número de beneficiados e das situações previstas na cobertura. Além disso, atualmente, é muito fácil fazer a contratação de um seguro.
O que pode encarecer a mensalidade – ou o prêmio, como é chamada – são as coberturas, o prazo de validade do seguro e a condição de saúde do titular. Esse prêmio é definido a partir da avaliação médica, da idade e do histórico familiar do contratante.
Para não ter desvantagens no seguro de vida, é importante estar atento no momento da contratação e contar com uma seguradora séria, atenta às suas necessidades e disposta a esclarecer qualquer dúvida.
Lembrando que há diferentes tipos de seguros: o seguro de vida individual visa a proteção do beneficiário em caso de sinistros, sendo que os beneficiários apontados na apólice tem garantida a indenização em caso de falecimento do contratante.
O seguro de vida familiar cobre a família inteira, estendendo-se para o cônjuge, filhos e outros familiares do titular.
Já o seguro de vida em grupo, empresarial ou seguro de vida coletivo é uma modalidade que pode ser contratada por empresas ou outras organizações para cobrir o risco de um grupo de segurados. Neste caso, a apólice garante a indenização ao segurado e aos seus beneficiários.
Também vale ficar atento ao seguro de vida resgatável, onde o titular escolhe um período pelo qual vai pagar pelo seguro e, após este prazo, pode recolher o valor pago ao longo dos anos. O seguro, neste caso, acaba sendo um investimento, já que não será necessário ocorrer um sinistro para que o titular tenha acesso ao dinheiro.
Com toda a certeza, contar com um Seguro de Vida garante a tranquilidade, estabilidade e o conforto que você e sua família merecem. O assunto é muito amplo e a variedade disponível pode variar de acordo com o número de titulares, prazos, situações específicas e possibilidades de resgates antecipados.
Por todos estes motivos, contar com a Investseg e o seu time de especialistas na hora da escolha do seguro ideal para a sua necessidade vale muito a pena e é muito fácil.