Diante de uma emergência, é natural ficar confuso e nervoso, até mesmo para pedir ajuda. Mas se você dispõe de um seguro, vale a pena se informar e saber exatamente como proceder diante de uma situação adversa – seja um acidente de carro, roubo a residência ou diagnóstico de doença grave.
Ao acionar a seguradora, você deve saber informar corretamente os seus dados e exatamente o que aconteceu, para que seja possível avaliar o caso e tomar as providências necessárias, o mais rápido possível. 🚗 🏡 👤
Respire fundo e avalie o que aconteceu!
É difícil ficar calmo diante de uma emergência. Mas pense: se você contratou um seguro, não terá gastos – com exceção da taxa de franquia – e nem estará sozinho para resolver o problema.
Agora pare e concentre-se no que aconteceu: qual a gravidade da ocorrência? Vale a pena abrir um sinistro, valendo-se da cobertura descrita na apólice? Caso estejamos falando de um acidente de carro, é válido pagar a franquia? Ou os danos são pequenos e podem ser reparados com um valor mais baixo?
A abertura de sinistro é válida quando há perda, dano patrimonial ou à vida, que gere o pagamento de uma indenização. Caso contrário, como no exemplo acima citado, de um acidente que acabou gerando danos pequenos, uma solicitação de assistência resolve. Ela é direcionada a problemas de menor gravidade, sendo necessário apenas um serviço de reparo.
Esteja bem informado sobre as coberturas que foram incluídas no seguro.
O seguro automóvel pode cobrir, por exemplo, situações de roubo e furto, colisões e incêndios, acidentes de passageiros, danos materiais e corporais a terceiros, além de causas naturais.
No caso do seguro residencial, as coberturas vão desde danos causados por intempéries climáticas até roubos e furtos, danos elétricos, incêndio, queda de raio e explosão, perda ou pagamento de aluguel, quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos.
Já no seguro de vida, as coberturas podem ser diárias por incapacidade temporária ou internação hospitalar, podem cobrir invalidez por acidente ou doença, despesas médicas ou odontológicas, doenças graves e até casos de morte natural ou acidental.
Esteja preparado para acionar o seguro
Diante da necessidade de acionar o seguro, lembre-se de ter em mãos o contato da seguradora e dados como o CPF, RG, número da apólice e outros que possam vir a ser solicitados. Informe seu número de telefone e descreva a ocorrência.
Neste ponto, frisamos a importância de não precisar contatar a seguradora através de um 0800 ou afins. Aqui na Investseg, o CONTATO é DIRETO com os consultores especialistas da Empresa. Dessa forma, você não fica horas preso ao telefone e conta com a confiança, agilidade e assertividade no processo de acionamento do Seguro.
No caso de roubo ou furto, seja de automóvel ou de residência, lembre-se de também realizar um BO (Boletim de Ocorrência).
Diante do seu relato, o consultor identificará a cobertura, se ela está inclusa no seu seguro, orientando sobre os próximos passos a serem tomados – por você ou pelo seu especialista que irá te orientar.
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