Quem é precavido sabe da importância de ter um seguro de vida, seja para se proteger ou garantir proteção à família. Infelizmente, imprevistos acontecem e, na maioria das vezes, não estamos preparados – nem emocionalmente, muito menos financeiramente.
A questão é que muitas pessoas lembram da importância de contar com um seguro de vida quando algo acontece, quando uma doença é diagnosticada. Mas e aí, o que fazer? É possível contratar um seguro tendo uma doença preexistente?
Muitos não sabem, mas a existência de um problema de saúde, via de regra, não impede a contratação do seguro de vida. Alguns cuidados, no entanto, precisam ser tomados, e conhecidas algumas particularidades desse processo, antes de buscar a contratação. Confira!
Para começar, o que significa ter uma doença preexistente?
Doença preexistente é aquela em que a pessoa recebe o diagnóstico antes da contratação de um seguro de vida. Ou seja, é uma condição de saúde descoberta antes de qualquer negociação com a seguradora.
Muitas pessoas acreditam que, ao terem um problema de saúde, como doenças crônicas, não podem buscar a contratação de um seguro de vida e acabam, muitas vezes, omitindo informações à seguradora, o que é um erro. O segurado pode perder a cobertura caso a informação venha à tona.
Embora não exista um rol determinado de doenças preexistentes, as principais estão relacionadas a quadros clínicos comuns, como hipertensão, diabetes, doenças do aparelho respiratório, câncer e doenças cardíacas, como infarto, insuficiência cardíaca e sopro no coração.
O que muda em um seguro para pessoa doente?
Um seguro de vida visa proteger financeiramente o segurado e seus dependentes no caso de sinistros cobertos em contrato.
No caso de doença preexistente, algumas modalidades de seguro possuem extensão para o diagnóstico de doenças, permitindo o pagamento de indenização para custos médicos ou, por exemplo, para auxiliar na reestruturação do segurado.
No entanto, antes de haver a efetivação do seguro, a seguradora pode realizar uma avaliação das condições médicas do contratante, e isso pode influenciar, ou não, na aceitação da apólice, além de alterar o preço do seguro – especialmente em casos que aumentam o risco de indenização.
As seguradoras têm, sim, a liberdade de recusar ou aceitar um segurado, mas isso não acontece somente por conta de uma doença preexistente.
No momento em que há a avaliação, uma série de dados são avaliados, desenhando o perfil de risco do segurado. Aqui, são avaliados fatores como idade, presença de doença, tipo, letalidade da enfermidade, existência de tratamentos terapêuticos e estilo de vida, por exemplo.
Se houver o aceite por parte da seguradora, pode ocorrer de o valor do prêmio, ou seja, a mensalidade paga à seguradora, ser maior do que se o segurado não tivesse qualquer doença.
Entenda a declaração de saúde e o período de carência especial
Dois pontos precisam ficar claros neste processo, começando pela declaração de saúde, que é um formulário com perguntas gerais sobre as condições de saúde e qualidade de vida do contratante.
É extremamente importante que as informações não sejam omitidas nesta declaração. Caso sejam, a seguradora pode abrir um processo, oferecer um plano com cobertura parcial, ou ainda, negar o pagamento da indenização, caso a fraude seja comprovada.
Além disso, é necessário ficar atento ao período de carência especial, que é o prazo para usufruir de benefícios. Quando há doenças ou lesões preexistentes, o período de carência estipulado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) é de 24 meses.
Contrate um seguro agora mesmo
Se você tem uma doença preexistente, vale a pena contar com a proteção de um seguro de vida, que oferece indenização pelo surgimento de outras doenças graves, cobertura para acidentes que geram invalidez, recursos para despesas médico-hospitalares e assistência financeira para funeral.
Para isso, conte com uma empresa séria e com experiência no mercado, como a Investseg, que apresenta um extenso portfólio de soluções de proteção e de investimento para todos os perfis e necessidades.
Entre em contato conosco para saber mais!
Fique sempre atualizado!!
Acompanhe as novidades e tendências do mercado através do nosso blog e das nossas redes sociais! Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o!
Até a próxima! 😉🤝