Nós temos uma pergunta para você, que está à frente das contas de casa: você investe na prevenção de problemas?
Se um imprevisto acontecer, seja na sua residência, com seu veículo ou com a sua saúde, você conseguirá lidar com o problema com tranquilidade e, principalmente, sem prejudicar o seu orçamento?
Difícil responder, não é?
Há situações que, por mais organizado que você seja, geram um grande impacto à família, causando abalo emocional e prejuízos financeiros . E por isso é importante investir em proteção.
Ninguém sabe quando o veículo será roubado, quando um incêndio pode acontecer em casa ou quando uma doença será descoberta. São questões que fogem do nosso controle, mas que contam com seguros disponíveis.
Ao longo deste texto, vamos falar sobre os principais tipos de seguros disponíveis no Brasil. Mas, antes, é importante saber como eles funcionam.
Entenda a sistemática dos seguros
Como o nome já diz, os seguros têm o intuito de assegurar, de proteger algo, seja material, como uma residência ou um veículo, ou imaterial, a exemplo da vida e da saúde. O segurado e seus beneficiários podem ser ressarcidos em caso de danos ou de contratempos.
E não importa a área, os seguros funcionam de forma bastante semelhante: primeiro você escolhe a seguradora e o seguro que deseja realizar, e no momento de discutir o contrato, escolhe as coberturas necessárias, os riscos e o período de vigência.
Com essas definições feitas, você confere o valor do prêmio – o valor pago pelo cliente à seguradora para ter a cobertura do seguro contratado – e decide a forma de pagamento – se mensal, anual ou em parcela única.
Com o seguro contratado, é possível acioná-lo caso algum evento – ou sinistro – ocorra, havendo a indenização, por parte da seguradora, caso haja cobertura prevista em contrato.
Agora vamos aos principais tipos de seguro
Entre os principais tipos de seguros pessoais temos o seguro de vida, que garante uma indenização para os beneficiários em caso de morte do titular. Esse tipo de contrato também oferece formas de assistência e amparo em casos como doenças ou invalidez.
Também são modalidades do seguro de vida o seguro de acidentes pessoais, necessário para quem corre riscos no dia a dia; o seguro de morte acidental, que prevê o pagamento de indenização em caso de falecimento do titular em decorrência de um acidente; e o seguro saúde, uma alternativa mais em conta do que o plano de saúde para garantir assistência médica em casos de urgência.
Para quem está passando uns dias ou meses longe de casa, o seguro viagem é mais do que recomendado. Ele pode trazer proteção à vida, aos bens e às pessoas que estão viajando com o segurado.
Falando sobre os tipos de seguros auto, temos o popular seguro de veículos, que protege carros e motos de prejuízos causados por roubos, furtos, acidentes e danos materiais em geral.
Há, ainda, o seguro de frota, indicado para empresas que possuem um conjunto de veículos para a realização de atividades comerciais; e o seguro de carga, específico para a proteção da carga transportada por uma empresa, de um ponto ao outro.
Quanto aos principais tipos de seguros de patrimônio, podemos citar o seguro residencial, importante por proteger não só a estrutura dos imóveis, mas os bens que estão dentro da casa; e o seguro patrimonial, contratado por quem quer proteger um negócio e bens de valor associados a ele.
Estes são os tipos de seguro mais comuns do mercado. Porém, existem diversos outros disponíveis.
Se você tem interesse em aderir a algum seguro, conte com uma seguradora com experiência no mercado, que possa te guiar por esse mundo de possibilidades. A Investseg é uma delas.
Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas com um dos nossos especialistas!