Ter que lidar com sinistros envolvendo o automóvel não é uma tarefa fácil. Para além do estresse ocasionado pela situação, por vezes a ocorrência gera danos físicos e materiais, que trazem aflição aos envolvidos.
Nestas situações, faz toda a diferença contar com um seguro automotivo e com uma corretora de seguros, capaz de prestar o auxílio necessário. Vale lembrar, no entanto, que há um trâmite a ser cumprido até a corretora ser acionada, e por isso você deve estar preparado para saber como agir com mais segurança.
Entenda o que é um sinistro e fique preparado!
Chamamos de sinistro a ocorrência que gera prejuízos financeiros ou materiais, a exemplo de acidentes, roubos, incêndios ou mesmo danos causados por fenômenos naturais.
No âmbito dos seguros, um sinistro é registrado quando um evento coberto pela apólice acontece, causando prejuízos ao beneficiário, sendo necessário acionar a seguradora para receber a indenização ou a assistência garantida em contrato.
Obviamente que ninguém quer passar por uma ocorrência, mas acidentes acontecem e é necessário estar preparado, principalmente se você conta com a proteção de um seguro.
Por exemplo: mantenha todos os documentos do seu veículo em um local seguro e de fácil acesso, incluindo a apólice, registros de manutenção e licença de motorista. Para ter um registro visual das condições originais do seu veículo, reserve um tempo para tirar fotos ou gravar vídeos do automóvel. Lembre-se, também, de sempre ter em mãos o contato da sua corretora.
Ok, e se o sinistro ocorrer?
Quando um sinistro acontece, é natural ficar abalado. Mas também é importante manter a calma e agir de forma racional. Se a ocorrência estiver ligada a um acidente, verifique se todos os envolvidos estão bem e chame os serviços de urgência.
A calma é importante para que você lembre de documentar tudo para o relato de sinistro. Significa tirar fotos dos danos causados ao seu veículo, anotar informações sobre o outro motorista envolvido – caso exista, obter informações de testemunhas e registrar detalhes do ocorrido.
Lembrando que outros meios comprobatórios são essenciais, como o Boletim de Ocorrência, laudos médicos e recibos, caso existam. Essa documentação é extremamente importante para abertura do processo de sinistro e para respaldar a sua solicitação de indenização.
Com todos esses materiais em mãos, comunique o sinistro à sua corretora, o mais breve possível. Os corretores devem lhe guiar pelas próximas etapas, para que você forneça todas as informações e documentos solicitados.
A escolha de uma boa corretora de seguros, proativa e prestativa, faz a diferença em um momento de sinistro, onde o beneficiário está nervoso e precisa de auxílio para dar encaminhamento à situação.
Abertura, processos e prazos em caso de sinistro
Embora o segurado tenha o prazo de até 3 anos para acionar o seguro, indica-se que a corretora seja comunicada o quanto antes sobre o evento, para que seja providenciada a indenização ou reparo do veículo.
O prazo para receber a indenização integral é de 30 dias, a contar do envio dos documentos. Por isso, quanto antes o contato for feito, melhor. Lembrando que esse prazo é determinado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que regula o setor de seguros.
Outro ponto que precisa ser observado é que existem dois tipos de indenização: a indenização integral e a indenização parcial. A primeira é paga quando os danos ao veículo são superiores a 70% do valor do carro. Já a segunda, parcial, quando os danos não passam desses 70%.
No caso de danos parciais, o carro é consertado e, para isso, a seguradora faz o pagamento à oficina que vai cuidar do serviço. Antes, no entanto, para liberar o conserto, é necessário quitar a franquia do seguro – aquele valor previamente acordado na apólice.
Caso a ocorrência não tenha gerado danos acentuados ao veículo, é válido verificar se o conserto, fora do seguro, não é mais vantajoso. Por vezes, o reparo tem um custo menor do que o beneficiário pagaria se acionasse a seguradora, tendo que liquidar a franquia.
Com a Investseg, você tem a segurança de contar com uma equipe experiente e qualificada para te auxiliar em todas as etapas do processo de sinistro.
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