Organizar o orçamento familiar não é uma tarefa fácil. A maioria das pessoas precisa colocar na balança o que é prioridade e quais consumos precisam ser deixados de lado para que a conta não entre no vermelho no final do mês.
Por isso, economizar no seguro de carro é um assunto sempre relevante e necessário para quem não tem um orçamento expressivo, mas não abre mão da segurança deste produto.
Pensando nisso, elaboramos este texto com algumas dicas para economizar no seguro de carro. Confira!
Reduzir o custo do seguro: de que forma?
Diminuir o custo do seguro é, sim, importante. No entanto, o motorista deve ficar atento para não comprometer a sua segurança. E felizmente, existem várias estratégias para ajudar a reduzir o custo deste produto sem sacrificar a proteção necessária.
Antes de contratar ou renovar o seu seguro, vale fazer uma pesquisa ampla entre seguradoras e cotações. Cada empresa possui sua própria política de preços e coberturas e, portanto, o prêmio – valor pago pelo segurado para ter direito à cobertura do seguro – pode variar bastante.
Vale também escolher um seguro personalizável, onde é possível optar por coberturas e assistências que farão parte da apólice. Nesse ponto, é válido pensar: o carro será utilizado para viagens, para o dia a dia ou de forma comercial? Dependendo da frequência de uso, é possível personalizá-lo.
Optando por uma franquia mais alta, em caso de sinistro você arcará com uma parte maior dos custos. Mas, o valor do prêmio pode ser reduzido e, assim, poderá se encaixar melhor no seu orçamento.
Outra dica importante, que talvez muitos condutores não saibam, é que manter o histórico de bom motorista pode levar a prêmios mais baixos. Condutor com ficha limpa, sem acidentes, é considerado menos arriscado pelas seguradoras.
Instalar dispositivos de segurança para carro, a exemplo de alarmes, rastreadores e travas adicionais, reduz o risco de roubo e furto e, consequentemente, diminui o custo do seguro auto.
Se você puder, opte por pagar o prêmio do seguro à vista, já que muitas seguradoras oferecem descontos para pagamentos anuais. E se possível, contrate mais de um seguro com a mesma seguradora. Geralmente, para quem agrupa diferentes produtos, também há descontos.
Não tenha vergonha de perguntar ao corretor sobre descontos especiais. Há seguradoras que oferecem, por exemplo, descontos para bons alunos, motoristas com mais experiência ou mesmo pessoas que concluíram um curso de direção defensiva.
Faça uma avaliação criteriosa das coberturas que você tem e quais são realmente necessárias para você e para a sua família.
Apenas certifique-se, antes de eliminá-las, que não está cortando alguma cobertura essencial, como a cobertura contra terceiros – também conhecida como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). Essa cobertura protege o segurado de responsabilidades financeiras decorrentes de danos causados a terceiros em um acidente de trânsito.
Há seguradoras que oferecem o programa de telemática, onde o seu comportamento de condução é avaliado em tempo real, por meio de monitoramento, e com isso, se você for um bom motorista, poderá se tornar elegível para descontos.
Existe também a classe de bônus, que é um desconto oferecido como benefício aos segurados que não acionam nenhuma cobertura enquanto o seguro está ativo. Essa classe utiliza uma escala de 1 a 10, sendo que o segurado ganha um ponto quando completa um ano sem acionar qualquer cobertura.
Lembrando que, para que o cliente possa utilizar a classe de bônus, é necessário que a renovação do seguro ocorra no período entre 30 dias antes e 30 dias depois do fim do contrato.
Além disso, não dá para esquecer de renovar a apólice regularmente. À medida que a sua vida muda, suas necessidades mudam e, consequentemente, seu seguro pode mudar.
Dessa forma, você sempre estará pagando pelo que precisa, com um preço justo.
Ficou com alguma dúvida? Chame a gente pelo whats!