Um dos pontos mais importantes no momento da contratação de um seguro de vida é a escolha de quem será ou quem serão os beneficiários. A escolha deve ser feita com calma, de forma consciente, já que o beneficiário será a pessoa que receberá o valor da apólice caso o segurado venha a falecer.
Mas afinal, quem pode ser o beneficiário? E quem você gostaria de proteger, caso algum acidente acontecesse? Essa é uma pergunta extremamente importante, já que o motivo de contratar um seguro de vida é garantir a segurança financeira de alguém após o falecimento.
Para te ajudar neste processo, elaboramos este texto para explicar quem é o beneficiário, qual o seu papel e como determiná-lo no momento da contratação do plano.
Quem é o Beneficiário do Seguro de Vida?
Em um seguro de vida, o beneficiário é a pessoa que receberá a indenização no caso de falecimento do segurado. Ou seja, é a pessoa que o segurado deseja proteger no caso de um sinistro.
O segurado não só tem a liberdade de escolher seus próprios beneficiários, como é possível alterá-los no futuro, caso haja necessidade.
Na prática, qualquer dependente financeiro pode ser um beneficiário do seguro de vida, seja pessoa física ou jurídica. Mas, claro, geralmente são escolhidos cônjuge, filhos, irmãos, membros da família, pessoas de confiança e enteados.
O segurado pode escolher mais de um beneficiário e inclusive definir qual porcentagem da indenização cada pessoa irá receber, caso um sinistro aconteça.
E quanto ao herdeiro legal?
Herdeiro legal é quem tem direito sobre a herança do segurado e quem recebe a indenização, caso não haja nenhum beneficiário diferente indicado pelo segurado em vida.
Como o seguro de vida não é considerado uma herança, não existe herdeiro legal, apenas beneficiário, que é indicado no momento da contratação do plano.
Significa, portanto, que os herdeiros legais – que são dependentes, ascendentes, cônjuge e herdeiros colaterais, como irmãos, primos e sobrinhos, por exemplo – só receberão a indenização se estiverem entre os beneficiários ou se não houver outras pessoas citadas no seguro de vida.
O que acontece se não houver indicação de beneficiário ou se ele falecer antes do segurado?
Aqui temos duas situações. Se o beneficiário falecer antes do segurado, os herdeiros legais recebem a indenização do seguro de vida. Neste caso, o processo é um pouco mais lento, já que é necessário comprovar a relação com o segurado.
Caso, por algum motivo, o segurado não queira colocar o nome de qualquer beneficiário, a indenização é direcionada aos herdeiros legais e, de acordo com o Código Civil, dividida da seguinte forma: metade do valor vai para o cônjuge legal e a outra metade para os demais herdeiros.
O que levar em conta para escolher um beneficiário?
Quando for escolher o beneficiário, ou beneficiários do seguro de vida, priorize as pessoas que dependem financeiramente de você. Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto, elas terão um suporte adequado.
Vale a pena pensar em algumas questões: seus pais necessitam de ajuda para viver bem ou comprar medicamentos? Algum familiar precisa de ajuda frequentemente? Seus filhos terão dinheiro para pagar os estudos? O cônjuge consegue se manter com recursos próprios? Há alguém que você ajude para o sustento mensal?
Essas perguntas são genéricas, algumas talvez não se enquadrem na sua vida, mas são importantes para definir quem realmente precisará receber o valor da apólice do seguro.
E quais são os direitos e obrigações do beneficiário?
Se uma pessoa foi cadastrada como beneficiária, para que receba o valor ela terá que preencher um formulário de abertura de sinistro; apresentar o atestado de óbito do segurado; comprovar a residência atual; e levar os documentos pessoais, como RG e CPF, até a seguradora.
Com estes documentos, a seguradora tem 30 dias para avaliar a documentação e liberar o dinheiro da indenização do seguro. Caso o beneficiário tenha menos de 18 anos, só receberá o valor quando chegar à maioridade.
Proteja quem você ama com sabedoria!!!
Escolha seus beneficiários com cuidado ao contratar seu Seguro de Vida.
Quer garantir o futuro financeiro de sua família? Decida hoje quem receberá o suporte necessário em momentos difíceis. Priorize quem depende de você. Não deixe para amanhã a segurança que pode proporcionar hoje. Faça a escolha certa.
Clique agora para saber mais e proteja quem realmente importa.
O futuro agradece a sua previsão. 🛡️✨