Instrumento de política agrícola, o seguro rural foi criado para proteger o produtor de perdas financeiras decorrentes de fenômenos climáticos, problemas sanitários ou mesmo oscilações de mercado.
Esse produto oferece indenização ao produtor por eventuais danos ao bem segurado, além de também possibilitar que o segurado tenha acesso a outros benefícios, como crédito rural e segurança para expandir suas atividades agrícolas.
Em sua modalidade tradicional, o seguro rural atende a médios e grandes produtores rurais. Por meio do microsseguro, no entanto, alcança os agricultores familiares e pequenos produtores rurais, que buscam, da mesma forma, garantir a sua proteção financeira.
Neste texto, vamos explicar as vantagens por trás do produto e, principalmente, como é possível acessá-lo.
Mas o que de fato é o Microsseguro?
O microsseguro é um tipo de seguro voltado às comunidades rurais de baixa renda, como o pequeno produtor rural e o agricultor familiar.
Ele viabiliza a proteção financeira em casos de eventos adversos, como perdas na produção agrícola devido a condições climáticas, doenças ou mesmo acidentes.
Mais do que oferecer proteção financeira em momentos de dificuldade, o microsseguro promove a estabilidade econômica e social nas regiões rurais, incentivando o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira.
Assim como qualquer seguro, o microsseguro oferece diferentes coberturas, que podem ser contratadas pelo segurado de acordo com a sua necessidade.
Entre as mais comuns, é possível citar a proteção contra perdas na produção agrícola, danos causados por eventos climáticos extremos, acidentes pessoais, doenças e morte.
Por que é válido contar com um Microsseguro?
Bom, vamos lá: os seguros rurais são importantes mecanismos de proteção para que os produtores possam investir em suas propriedades com certa segurança.
Se adversidades climáticas virem a acontecer, o segurado terá a garantia de que poderá dar continuidade às suas atividades e se reerguer.
Por mais que o agronegócio tenha sido, nos últimos anos, o único setor a manter o seu crescimento, eventos climáticos têm causado perdas significativas nas lavouras e grandes impactos, especialmente àqueles que não estão protegidos.
Para muitos agricultores familiares ou pequenos produtores a recuperação, após perdas significativas, torna-se dolorosa e bastante difícil.
Ao oferecer proteção financeira com valor acessível, o microsseguro rural desempenha um papel importante na inclusão financeira das comunidades rurais de baixa renda, permitindo que esses agricultores tenham mais segurança em suas atividades, com a possibilidade de investir em melhorias, assim como os médios e grandes produtores rurais.
Vale lembrar que este produto está alinhado com os princípios da sustentabilidade, contribuindo com a proteção do meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais.
Ele oferece proteção financeira ao mesmo tempo em que ajuda a evitar o uso excessivo de insumos agrícolas, promovendo práticas sustentáveis de cultivo.
E como fazer a contratação?
Basta entrar em contato com uma seguradora que ofereça esse tipo de produto. O funcionamento é o mesmo de qualquer outro produto: o segurado faz o pagamento do prêmio e, em caso de sinistro, é indenizado pela seguradora.
Antes da assinatura do microsseguro rural, é importante ler as cláusulas contratuais e entender, de fato, quais são as condições gerais do contrato.
O microsseguro é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) que, por meio de portarias e circulares, dispõe sobre os princípios e características de sua operação.
Ficou com alguma dúvida?