Uma das principais preocupações das empresas, atualmente, é processar e medir dados. E a partir deste contexto, a telemetria veicular surge como uma aliada do monitoramento de dados de forma precisa.
Esse sistema, já utilizado por diversos segmentos, permite a realização de uma gestão de frota mais eficiente, com controle dos veículos e a possibilidade de rastreamento. Com os dados gerados por cada veículo, é possível avaliar e detectar as oportunidades de otimização do negócio. Mas não é só isso.
Este mesmo sistema está começando a revolucionar o mercado de seguro auto, que pode usufruir dos dados coletados para oferecer produtos ainda mais personalizados e atrativos aos seus clientes.
Ficou interessado? Fique conosco que vamos explorar este tema.
Mas antes, entenda o que é Telemetria Veicular e como ela funciona.
O sistema de telemetria funciona de forma remota na coleta e armazenamento de informações sobre o desempenho do veículo. De forma geral, são coletadas informações e dados a respeito da velocidade, consumo de combustível, condução do motorista, RPM e localização.
A análise telemétrica ajuda a converter as informações coletadas em índices sobre os automóveis. Os dados são, então, disponibilizados em um software de gestão de frota, permitindo que os gestores possam analisar o desempenho do veículo e do condutor, tomando decisões estratégicas para a empresa.
Todo esse processo funciona por meio de comunicação sem fio, seja via satélite ou sinal de rádio. Tanto que, nos veículos, há dois modelos do sistema, que são o analógico e o digital.
No primeiro caso, de telemetria veicular analógica, a medição de dados é feita através de sensores, que necessitam de manutenção e calibragem constantes. O ponto positivo é que, devido à sua compatibilidade com os diversos veículos existentes, ele funciona de forma eficaz.
No segundo caso, de telemetria digital, o processamento de dados acontece por meio do computador de bordo do veículo. Neste caso, há a instalação de um único equipamento, capaz de fornecer informações mais exatas e variadas, com a leitura de dados realizada diretamente do veículo.
Quais os benefícios da telemetria na gestão de frotas?
Uma das principais vantagens da telemetria está na economia. Com os dados gerados, o gestor pode saber se o veículo está consumindo muito combustível e o que pode ser feito para o motorista economizar.
Por vezes, o veículo está consumindo mais combustível devido a um problema mecânico ou elétrico e que, sem as informações, demoraria para ser identificado. Além disso, a visibilidade em tempo real permite a identificação de falhas de forma rápida.
O gestor recebe um alerta do sistema e, imediatamente, pode tomar uma medida que assegure a manutenção do veículo e a segurança de quem está conduzindo.
O gestor consegue verificar o desempenho dos condutores, verificar se eles estão cumprindo a rota corretamente e se estão colocando em prática a direção defensiva. Isso, inevitavelmente, acaba evitando a ocorrência de acidentes.
O sistema oferece dados autônomos, sem que haja a necessidade de haver uma pessoa para verificar e analisar um grande volume de informações. E isso acaba tornando a gestão de frotas muito mais estratégica e inteligente.
Ok, e como as Seguradoras se inserem nesse sistema?
A telemetria está revolucionando não apenas a gestão de frotas, mas causando transformações em um cenário mais amplo, como o de seguros.
Muitas seguradoras já estão utilizando as informações dos motoristas – como perfil de uso dos seus automóveis, rotina de deslocamento, prudência ao volante e manutenção do veículo – para oferecer produtos ainda mais personalizados e com custo mais competitivo.
Hoje, quem faz um seguro precisa preencher um formulário de avaliação de risco para que seja determinado o valor do prêmio. No entanto, nem sempre esse valor acaba sendo calculado de forma precisa e beneficiando, realmente, os bons condutores.
Com os dados em mãos, é possível verificar de forma simples se um motorista possui um perfil de menor risco, podendo ser direcionado a ele condições mais atrativas para a contratação do seguro. E com condições mais atrativas, aumenta a procura pelo produto.
As novas tecnologias vêm, portanto, para oferecer dados importantes aos gestores, para trazer mais segurança aos motoristas, novas oportunidades às seguradoras e, por que não, estimular que os condutores sejam mais prudentes no trânsito – afinal, os dados estão aí para recompensá-los ou não.
Potencialize a segurança da sua frota hoje mesmo!
Entre em contato agora com um dos nosso especialistas da Investseg e descubra como nossa avançada tecnologia de telemetria pode aprimorar a eficiência dos seus veículos, prevenindo acidentes e proporcionando tranquilidade para você e sua equipe.