Para a maioria das pessoas, a casa é o local mais seguro para se estar. Estamos ao lado das pessoas que amamos e, teoricamente, longe de qualquer perigo. Nos esquecemos, no entanto, que os acidentes domésticos são extremamente comuns, especialmente entre crianças e idosos.
Conforme dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde, os acidentes domésticos estão entre as principais causas de mortes de crianças e adolescentes, com idade entre zero e 14 anos. Para se ter uma ideia, somente no ano passado, no Brasil, foram 8,6 mil óbitos, que correspondem a 23 mortes por dia.
Medidas de prevenção podem e devem ser adotadas para garantir mais segurança em casa. E é sobre estes cuidados que vamos falar agora.
Onde estão os principais perigos?
Entre as crianças e jovens, são comuns casos de queda, engasgo, intoxicação, ferimentos e afogamentos.
Já entre os idosos, têm destaque as quedas, que acabam gerando fraturas, e acidentes ocasionados durante o deslocamento, especialmente à noite.
De forma geral, entre as causas mais comuns de acidentes domésticos temos:
- os pisos molhados, úmidos ou encerados;
- andar de meias ou calçados mal ajustados;
- manter móveis e objetos no meio do caminho;
- escadas com degraus irregulares;
- tapetes soltos, ambientes mal iluminados;
- subir em bancos sem apoio; e
- manter objetos cortantes à vista.
Anote estas dicas para prevenir acidentes
Vamos passar pelos principais cômodos da casa e verificar o que pode ser feito para evitar acidentes.
Na cozinha, por exemplo, sempre verifique se os botões do fogão estão corretamente desligados e, se possível, mantenha o botijão de gás no lado de fora de casa. Ao cozinhar, vire os cabos das panelas para dentro e mantenha os eletrodomésticos que menos utiliza desligados.
Evite deixar facas e garfos com as pontas viradas para cima, no escorredor de louça, e mantenha fósforos e acendedores em locais altos. Lembre-se de não utilizar álcool ou álcool em gel antes de utilizar o fogão e, quando for fazer uso do ferro de passar, evite tábuas que possam ser puxadas para baixo.
Na lavanderia, guarde produtos de limpeza e outros materiais considerados tóxicos em lugares altos, preferencialmente em armários fechados. Deixe os produtos em suas embalagens originais e bem fechados. Além disso, não reaproveite embalagens de alimentos para guardar produtos de limpeza. Isso pode dificultar a identificação do produto.
Agora vamos ao banheiro. Guarde as lâminas em locais seguros e longe do alcance de crianças. Não deixe secadores e pranchas próximos à pia e evite colocar banquinhos no local. Se você possui banheira, após o uso, deixe-a vazia. Dê, também, preferência por tapetes antiderrapantes.
Os quartos também guardam perigos. Vamos lá: dê atenção às quinas de mesas de cabeceira e da cama. Se puder, opte por bordas arredondadas ou use borrachinhas no local. Não deixe cadeiras e mesas próximos à janela e evite o uso de tapetes. Prefira pisos antiderrapantes.
Sempre que for lavar a área externa do seu imóvel, nunca deixe o piso molhado. Se for usar escadas, procure fixá-la em algum ponto de apoio ou peça ajuda para alguém segurá-la. E se tiver piscina, utilize cercas e redes de proteção.
Para evitar choques e incêndios em toda a casa, faça verificações periódicas na rede elétrica e no sistema de gás. Se tiver crianças, deixe as tomadas sempre protegidas. Tenha cuidado com o uso de extensões e benjamins, para não sobrecarregar a tomada e causar um incêndio.
Ainda quanto à rede elétrica, mantenha os fios encapados e sem rachaduras e dificulte o acesso das crianças aos fios, deixando-os fora do caminho.
Mais alguns cuidados são necessários para evitar o engasgo, intoxicação ou ferimentos nas crianças: não compre brinquedos com partes pontiagudas; deixe sacos e balões fora do alcance; e evite deixar bebidas alcoólicas, produtos de limpeza e remédios em locais baixos.
Dê um passo à frente
Mesmo com medidas de prevenção, às vezes é difícil evitar os acidentes domésticos. Por isso, vale a pena contratar um seguro residencial para estar sempre preparado e poder agir rapidamente para remediar qualquer situação.
O seguro residencial oferece serviços para linha branca, hidráulica, elétrica, chaveiro e desentupimento, além de o segurado poder contratar coberturas adicionais, como a de responsabilidade civil, que garante o reembolso pelos danos causados a terceiros.
Faça uma cotação com a Investseg e avalie a possibilidade de contar com essa proteção para a sua família.