Ao ligarmos a TV, ao acessarmos as redes sociais ou conferirmos o jornal, percebemos que a criminalidade só cresce no País. E sempre que saímos às ruas, tomamos o cuidado para não sermos mais uma vítima da violência.
Mas você já parou para pensar que a sua casa pode ser alvo de criminosos? Que ao focar em possíveis ações que podem acontecer na rua, como furto e roubo, nos descuidamos com o que pode acontecer em nossa residência, com a nossa família?
A proteção precisa fazer parte do dia a dia do brasileiro, seja quando está trabalhando, viajando ou simplesmente curtindo um momento de lazer, quando está no conforto do lar.
Para te ajudar, preparamos algumas dicas para manter a sua residência mais segura. Confira!
Dica 1: invista em sistemas de segurança
Muitas pessoas acham que os sistemas de segurança são inviáveis, em razão do seu valor. Mas, além de atualmente contarem com preços acessíveis, eles são extremamente importantes para residências, condomínios e empresas.
Quando nos referimos a sistemas de segurança, estamos falando de câmeras internas e externas, que permitem o monitoramento dos ambientes de forma online; fechaduras inteligentes que podem ser abertas por meio de um comando no smartphone; e sensores que detectam e alertam quando portas e janelas foram abertas.
Hoje, mesmo sem estar em casa, é possível ter o controle do ambiente a distância, através de diversos dispositivos eletrônicos. E ao sinal de arrombamento, é possível acionar a segurança.
Dica 2: tenha uma boa iluminação na área externa
Além da iluminação inibir a ação de ladrões, luzes na área externa permitem que quem está chegando na residência tenha uma visão da casa, sem pontos escuros que possam servir de esconderijo.
Caso você não queira deixar as lâmpadas acesas a noite toda, é possível incluir timers ou sensores fotoelétricos, que garantem que as lâmpadas acendam quando alguém passa pela rua ou está no terreno da residência.
Dica 3: opte pelo portão eletrônico vertical
O portão eletrônico é mais seguro, já que ninguém do carro precisa descer para abri-lo. Mas, ao optar por este produto, escolha um modelo com abertura vertical, que diminui as chances de arrombamento. Além disso, preste atenção no tempo de abertura do portão.
Dica 4: muros altos e cercas são uma boa combinação
Como os muros são suscetíveis à invasão, o ideal é que eles sejam altos e difíceis de pular, sem vãos e cantos que facilitem o esconderijo de criminosos.
Para garantir a segurança, instale cercas elétricas ou concertinas – cercas que protegem por meio de farpas ou lâminas forjadas no aço, que não exigem manutenção ou gasto com energia elétrica.
Dica 5: dê atenção às suas janelas
As janelas são, com certeza, um dos principais pontos de violação no momento do furto. Se você tem janela de correr, utilize uma trava ou um pedaço de madeira, capaz de trazer mais segurança à residência.
Grades têm um bom custo-benefício e geram mais segurança. Além disso, se possível, invista em janelas de vidro temperado, que são mais resistentes ao impacto.
Evite muita exposição da residência pelas janelas e mantenha as cortinas fechadas quando não houver pessoas na casa.
Dica 6: tenha cuidado com quem vai à sua casa
Ao contratar serviços de reparo ou reforma, tenha o máximo de cuidado. Opte por empresas ou profissionais conhecidos e de confiança. Afinal, você vai receber esta pessoa na sua casa.
Dica 7: faça um checklist antes de sair de casa
Quando saímos apressados, sempre deixamos alguma coisa para trás, que pode fazer toda a diferença.
Para que não haja esquecimento, faça um checklist para conferir se você desligou o gás, trancou portas e janelas, não deixou o fogão ligado e se acionou o alarme – caso faça parte do seu sistema de segurança.
Dica 8: vai viajar? Avise o vizinho
Sempre que for se ausentar por determinado período, avise seu vizinho e peça que ele fique de olho em qualquer movimento estranho. Peça, também, que ele faça o recolhimento das correspondências, evitando que “fique na cara” que a casa está vazia.
Dica 9: cuide o que você compartilha nas redes sociais
Sabia que os criminosos podem ficar de olho nas suas redes sociais para saber como é a sua casa, qual a sua rotina e a rotina da sua família e quando você está viajando?
Por isso, evite compartilhar algumas informações em modo público; jamais poste que você está saindo de casa; não deixe seu endereço ou telefone visíveis e fique atento às pessoas que você interage.
Dica 10: tenha um seguro residencial
A contratação de um seguro é essencial para quem quer proteger seu patrimônio. Com ele, o segurado protege a sua residência da ação de criminosos e de outros imprevistos, como danos elétricos e hidráulicos, incêndios, intempéries climáticas e quedas de árvores, por exemplo.
E neste ponto, a InvestSeg pode te ajudar. Realize a cotação do seu seguro residencial com a equipe de corretores e garanta mais segurança ao seu dia a dia.
Clique aqui e nos chame agora pelo whats!
Proteja sua residência e garanta a segurança da sua família!
Saiba mais sobre este assunto, leia também: