Sempre que você vai contratar ou renovar o seguro automóvel, a seguradora solicita a realização de uma vistoria veicular prévia, a fim de verificar se o veículo realmente existe ou se trata-se de uma tentativa de golpe; quais são as condições reais do carro e se a documentação está em dia.
Para que essa vistoria aconteça, o proprietário pode receber um técnico responsável em sua casa, ir até um posto credenciado ou, então, realizar a vistoria digital – processo adotado durante a pandemia de covid-19 e que hoje traz mais agilidade à avaliação do veículo, realizada de forma remota pela seguradora.
Como funciona a vistoria online?
Para a realização da vistoria auto online, o cliente deve enviar algumas fotos e informações do veículo para a seguradora, que analisa, de forma remota, a aceitação ou não do seguro.
Funciona da seguinte forma: primeiro, a seguradora envia um link, por meio de plataforma digital, para que o processo tenha início. O link é personalizado e o cliente deve preencher as informações solicitadas – a exemplo dos dados pessoais e dados do veículo. Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos agiliza essa etapa.
A parte mais importante da vistoria ocorre na sequência: fotos do veículo devem ser tiradas para mostrar o seu estado real. E como se trata de uma etapa crucial, não adianta fazer as fotos de qualquer jeito. Tire as fotos com calma, com boa iluminação e alta resolução. Caso as imagens não atendam às exigências da seguradora, novas fotos podem vir a ser solicitadas.
Lembrando que todo esse processo, desde o preenchimento das informações até o envio das fotos, deve ser realizado dentro de um prazo estipulado pela seguradora. Após o envio, basta aguardar a análise das informações e o laudo de vistoria digital. Se aprovado o seguro, a emissão da apólice.
Em caso de sinistro, a vistoria online também pode ser realizada
O segurado também tem a possibilidade de optar pela vistoria digital quando acontece um sinistro. O procedimento é o mesmo: um link é enviado pela seguradora, solicitando todas as informações e com as orientações necessárias sobre o processo.
A vantagem dessa modalidade é que o segurado não precisa deixar o carro na oficina para avaliação – especialmente quando o veículo está rodando normalmente.
Além disso, o retorno da vistoria acontece de forma muito mais rápida, chegando a no máximo 24 horas úteis após o envio das fotos.
Durante a reparação do veículo, novas vistorias podem ser realizadas pela oficina, a fim de complementar possíveis necessidades de reparos, não identificados na vistoria inicial.
Todo o processo ocorre com a segurança do sigilo das informações, tal qual a vistoria presencial.
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