O agronegócio é um dos setores que mais cresce na economia brasileira e, não à toa, os produtores rurais investem cada vez mais alto em tecnologia, em busca de produtividade e otimização de recursos.
Máquinas e implementos podem representar, numa propriedade, milhares ou milhões de reais, acompanhando o produtor desde o preparo do solo, passando pela semeadura, até a colheita e transporte do produto final.
E como são partes fundamentais de uma fazenda, manter estes equipamentos e máquinas protegidos evita perdas e prejuízos na produção.
Por isso a importância de contar com um seguro de máquinas agrícolas e para equipamentos agrícolas – tema que vamos explorar neste texto.
O que é o seguro para equipamentos agrícolas e máquinas agrícolas?
Esse tipo de seguro tem o objetivo de proteger os ativos utilizados na produção e até mesmo aqueles que serão comprados no futuro pelo produtor.
As apólices são bastante variadas, sendo necessário compreender quais são as necessidades produtivas do negócio e quais os riscos que os bens estão expostos, para então realizar a contratação.
Neste tipo de seguro, geralmente são cobertos tratores; plantadeiras; pulverizadores; colhedoras de forragem; ancinhos e vagões de feno; equipamentos de irrigação; ferramentas e suprimentos; equipamentos de escritório agrícola e outros equipamentos de campo.
As apólices podem garantir proteção básica contra roubo; furto; danos materiais decorrentes de acidentes de causa externa – como colisão e capotamento; casos de incêndio, raio e explosão; até intempéries climáticas, como vendaval e granizo.
Mas também há coberturas adicionais, que protegem, por exemplo, contra danos elétricos; perda ou pagamento de aluguel; viagens de entrega e lucros cessantes – prejuízos que o produtor pode ter caso interrompa a produção por algum motivo grave.
A contratação dependerá da necessidade do produtor.
Quais as vantagens de contar com um Seguro Agronegócio?
Buscar a contratação de um seguro é a forma mais simples e sábia de garantir a segurança de equipamentos agrícolas e de máquinas agrícolas, reduzindo riscos e perdas.
A tranquilidade é o principal benefício que o produtor rural tem. Acidentes e desastres naturais podem acontecer, mas, com um seguro, há a certeza que os prejuízos serão restituídos – desde que haja previsão em contrato, claro.
O seguro permite que os produtores se abram para novas tecnologias, oferecendo pacotes que os ajudam a experimentar as novidades do mercado. Em caso de falhas, o segurado não sofre perdas em suas colheitas, já que a indenização fica garantida.
O seguro reduz riscos dentro da atividade agrícola e conta com mais algumas vantagens, como a agilidade e a flexibilidade no processo de contratação.
Como realizar a contratação de um Seguro Agro?
O primeiro passo é escolher uma seguradora especialista na área, que buscará, a partir das suas necessidades, as melhores coberturas e o seguro com melhor custo-benefício.
A Investseg tem experiência na área e conta com coberturas para danos e prejuízos aos equipamentos, máquinas e causas naturais.
Seus corretores estão à disposição para auxiliar o produtor a avaliar a real necessidade de sua propriedade e a ajudá-lo a construir um seguro que, de fato, garanta proteção ao seu negócio.
Entre em contato conosco e faça uma cotação gratuita!