Se você quer proteger a residência em que mora, ou então a casa de temporada que possui na praia ou no campo, vale a pena avaliar a contratação de um seguro residencial que proteja o imóvel e a família de imprevistos que possam vir a acontecer.
Conhecida pela acessibilidade, essa modalidade de seguro conta com diferentes tipos de coberturas, que podem ser contratadas de acordo com a necessidade do imóvel e da região em que ele está inserido.
Inclusive, o seguro residencial é conhecido exatamente por reunir um conjunto de seguros em uma única apólice. O mesmo tem a vantagem de ser bem acessível já que, na maioria das vezes, seu custo não chega a 1% do valor do imóvel.
Confira as principais coberturas do Seguro Residencial
Todo seguro para moradia tem uma garantia básica que cobre, por exemplo, danos e prejuízos causados por incêndios, quedas de raios e explosões. E como se trata de uma cobertura básica, a contratação é obrigatória. Mas ao seguro também podem ser adicionadas outras coberturas, como falamos anteriormente.
As mais comuns são as que protegem o imóvel contra:
- roubo ou furto de bens;
- danos elétricos;
- vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo;
- perda ou pagamento de aluguel;
- danos a vidros e vazamento de tubulações.
Há também a chamada cobertura de responsabilidade civil familiar, que garante a indenização a terceiros por danos que venham a ser causados pelo segurado, morador ou empregado da residência.
Um ponto interessante é que a maioria das seguradoras oferece, além das coberturas, assistências 24h que contam com a oferta de uma série de serviços como chaveiro, encanador, eletricista, reparos em eletrodomésticos e também em eletrônicos. É sempre bom conferir! 😉
Diante dos incidentes que podem vir a acontecer, o valor do seguro acaba sendo muito baixo, principalmente se pensarmos que danos a imóveis tendem a ter custos elevados.
Garantias e Serviços Adicionais
Claro que a inclusão de garantias e serviços adicionais podem tornar o seguro mais caro do que o esperado. E aqui, vale colocar na balança a necessidade do imóvel e quais as coberturas são realmente necessárias.
E por falar em personalização, é importante lembrar que existem seguros para diferentes residências. Há aqueles destinados ao local de moradia fixa e outros destinados a casas de veraneio, que são utilizadas com menos frequência pelo proprietário.
Agilidade no atendimento a sinistros
Outro ganho do seguro residencial é a agilidade na resposta em caso de sinistros. Todas as seguradoras têm o prazo de, no máximo, 30 dias para realizar o pagamento da indenização, que começa a contar após o envio de toda a documentação por parte do segurado. O prazo é estipulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Para fechar, não há nada melhor do que ter a segurança de que o imóvel está protegido, especialmente no período de férias, em que a família pode viajar com tranquilidade.
Com o tempo, o segurado ainda pode obter vantagens, já que muitas seguradoras oferecem uma espécie de bônus – ou descontos – para que o cliente mantenha seu seguro ativo, sem que isso pese no seu bolso.